Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Floripa
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe FloripaInforme Floripa
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara

População do Norte e Nordeste é homenageada pela Câmara de Florianópolis

17 de junho de 2025
Compartilhar
A cultura brasileira é marcada pela diversidade regional, e essa pluralidade também se reflete nas cidades. Florianópolis, historicamente associada à colonização açoriana, tem visto um crescimento contínuo de moradores oriundos das regiões Norte e Nordeste. Essa presença não apenas se consolida no cotidiano da cidade, mas também passa a ser reconhecida institucionalmente.

Na sessão desta terça-feira (17), a Câmara Municipal de Florianópolis realizou uma homenagem à população vinda das regiões Norte e Nordeste do Brasil que atualmente reside na capital catarinense. A solenidade atendeu ao Requerimento nº 539/2025, de autoria do vereador Claudinei Marques (Republicanos).

Durante a sessão, foram reconhecidos cidadãos que contribuem para o desenvolvimento local nas áreas econômica, educacional, social e cultural. Desta forma, o vereador Claudinei Marques destacou o papel dessas comunidades na cidade: “Essa homenagem é mais do que simbólica, é um reconhecimento justo a quem, com muito trabalho, coragem e determinação, ajuda a construir diariamente a cidade que somos. O povo do Norte e do Nordeste traz consigo não só sua força de trabalho, mas também sua cultura, sua fé e seus valores. Florianópolis é mais rica, mais diversa e mais humana graças a essa presença. Que esta Casa continue sendo um espaço de respeito, acolhimento e valorização da diversidade que forma o Brasil”, exaltou o parlamentar.

A contribuição econômica dos migrantes é notável em diversos setores. No comércio, na prestação de serviços e em novos empreendimentos, a presença de empresários e trabalhadores dessas regiões ajuda a dinamizar a economia local. Entre os homenageados, esteve Fauzi Ramos Jordy, natural de Belém do Pará e residente em Florianópolis há nove anos. Empresário no ramo de produtos amazônicos, ele é proprietário da Amazon Fruit.

“Nós, que viemos de tão longe para chegar em Florianópolis e tentar uma vida melhor, nos sentimos reconhecidos e gratos por todos aqui na Câmara de Vereadores, por mostrar que nós estamos aqui para ajudar Santa Catarina a se desenvolver. Estamos aqui para somar, trabalhar, gerar emprego e renda, fazendo com que o estado se desenvolva ainda mais e seja ainda mais reconhecido como essa Capital que é hoje”, afirmou Fauzi.

O empresário Nickson Galúcio e Silva, popularmente conhecido como “Nick”, fundador da agência de comunicação e marketing Bizy, também foi um dos contemplados durante a cerimônia. Afirmando carregar consigo a Amazônia por onde passa, Nick escolheu compartilhar com o mundo o seu amor pela cultura, reconhecendo que ela pode representar resistência e identidade. 

“Quero agradecer por estarmos nessa Casa, que nos recebeu tão bem. Florianópolis foi o local que escolhemos para viver, e isso representa muita coisa. É muito importante estarmos vendo esse ponto de cultura hoje, aqui, tão grande e tão especial. Vivenciar isso em Florianópolis é muito importante”.

Outra homenageada foi a doutora e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Tatiana Silva Cerqueira Santos. Nascida em Retiro, distrito de Coração de Maria, na Bahia, ela vive na capital catarinense há oito anos.

“Falar da nossa trajetória é começar com poesia, mas sem esconder a dureza da realidade. Somos feitos de chão batido e de mar, de sertão e de litoral, de batuque e de silêncio resistente. Nossa luta é por espaço, por visibilidade e por respeito. E é também pela valorização das nossas contribuições. A economia, a cultura e a diversidade social de Florianópolis estão profundamente marcadas pela presença nordestina”, concluiu Tatiana.

O Centro de Tradições Norte e Nordeste (CTNN) também recebeu homenagem da Câmara. A entidade atua na preservação das tradições culturais dessas regiões, promovendo festas típicas, encontros culturais e ações comunitárias. A cerimônia reforçou o papel dos migrantes no fortalecimento de Florianópolis como uma cidade plural, com diferentes sotaques, sabores e histórias.

Homenageados

Maria Zélia Santos Pinheiro

Fabrício da Silva Souza

Naiara Tatiane Brito Silva

Erivaldo Rodrigues de Andrade

Érica Vitória dos Santos Lima

Osmar Rodrigues de Jesus Júnior

Luiz Cláudio Araújo Silva

José Vitor Oliveira Souza

Valdeson Ferreira de Almeida

Fauzi Ramos Jordy

José Leonardo Souza da Costa

Nickson Galúcio e Silva

José Gomes da Silva

Reginaldo Sena de Medeiros

Silvano Ferreira da Conceição

Tatiana Silva Cerqueira Santos

Genivaldo Moura de Jesus Miranda

Alex Fabiano Rodrigues Dias

Maria José de Jesus Damaceno

Raniele Lima da Silva

Urbania Merces Vieira de Oliveira

WhatsApp: (48) 9 9192-0577

Instagram: @claudineimarquesoficial

Fotos: Édio Hélio Ramos/CMF

Informações:  Ana Ruth Moura e Fabiano Peres – Assessores de comunicação

 

  Protocolos desta Publicação: Criado em: 17/06/2025 18:18:08 por: Karla Silveira – Alterado em: 17/06/2025 18:18:08 por: Karla Silveira

Assuntos Câmara
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Câmara

Drenagem é concluída na Rua Irmã Bonavita, em Florianópolis, após anos de alagamentos

29 de julho de 2025
Câmara

AVISO DE PAUTA: Cerimônia marca descerramento de placa em homenagem a Gabrielzinho

29 de julho de 2025
Câmara

Carla Ayres cobra investigação na Secretaria de Assistência Social de Florianópolis

28 de julho de 2025
Câmara

Vereador Pastor Giliard, protocola projeto de lei para Impedir presença de crianças na marcha da maconha

23 de julho de 2025
Câmara

Vereador Pastor Giliard Prestigia Lançamento de Livro e Reafirma Compromisso com a Cultura

22 de julho de 2025
Câmara

Enquanto muitos silenciam, vereador Pastor Giliard denuncia o submundo da internet em defesa das crianças.

18 de julho de 2025
Informe FloripaInforme Floripa