Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Floripa
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe FloripaInforme Floripa
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara

São João de Floripa reúne 30 mil pessoas e celebra cultura do Norte e Nordeste em SC

23 de junho de 2025
Compartilhar
A Passarela Nego Quirido, em Florianópolis, foi tomada pelos sabores, sons e cores do Norte e Nordeste do Brasil no último sábado (21), durante a 3ª edição do São João de Floripa. Com início às 10h da manhã e encerramento apenas na madrugada, o evento gratuito reuniu cerca de 30 mil pessoas no Centro da capital catarinense, com uma programação recheada de música, dança, apresentações culturais e uma praça de alimentação dedicada exclusivamente à culinária típica das regiões homenageadas.
 
A iniciativa é do Centro de Tradições do Norte e Nordeste (CTNN), fundado pelo maranhense José Nildo Barbosa Salles, conhecido como Chocolate, que há 27 anos vive na Capital Catarinense. A festa nasceu como uma forma de acolher os migrantes nordestinos e nortistas que hoje vivem na cidade, e também de apresentar ao público local um recorte autêntico das tradições juninas.

 “Essa festa é sobre pertencimento. É uma ponte entre o que deixamos para trás e o que estamos construindo aqui”, afirmou José Nildo. “O São João de Floripa já virou uma tradição no nosso calendário.”

 

Padrinho do evento desde sua criação, o vereador Claudinei Marques destacou o significado da festa para quem vive longe de sua terra natal: “O evento é uma forma de manter viva a cultura de milhares de famílias que hoje moram em nossa querida Floripa. É uma festa que representa identidade e memória”, comenta Claudinei.

 Entre os destaques, estavam as barraquinhas com pratos como vatapá, tacacá, sarapatel e acarajé – sabores raros de se encontrar em Santa Catarina. Muitas pessoas que passaram pela festa relataram emoção ao reviver memórias da infância ou da terra natal.

 

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, João Cobalchini, que se disse impressionado com a força da cultura popular: “Foi emocionante ver tanta gente reunida com alegria e respeito pelas raízes do Norte e Nordeste”, declarou o presidente.

 

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, também esteve na Passarela e afirmou que o evento representa uma cidade aberta e plural. Segundo Topázio, esse é o maior São João do Sul do Brasil. “O São João de Floripa mostra o que queremos para Florianópolis: uma cidade onde todas as culturas se encontram e convivem com harmonia. É um evento que fortalece nossa identidade como capital diversa”, exaltou o prefeito.

WhatsApp: (48) 9 9192-0577

Instagram: @claudineimarquesoficial

Fotos: Jeferson  Junior

Informações:  Fabiano Peres – Assessor de comunicação

Assuntos Câmara
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Câmara

Drenagem é concluída na Rua Irmã Bonavita, em Florianópolis, após anos de alagamentos

29 de julho de 2025
Câmara

AVISO DE PAUTA: Cerimônia marca descerramento de placa em homenagem a Gabrielzinho

29 de julho de 2025
Câmara

Carla Ayres cobra investigação na Secretaria de Assistência Social de Florianópolis

28 de julho de 2025
Câmara

Vereador Pastor Giliard, protocola projeto de lei para Impedir presença de crianças na marcha da maconha

23 de julho de 2025
Câmara

Vereador Pastor Giliard Prestigia Lançamento de Livro e Reafirma Compromisso com a Cultura

22 de julho de 2025
Câmara

Enquanto muitos silenciam, vereador Pastor Giliard denuncia o submundo da internet em defesa das crianças.

18 de julho de 2025
Informe FloripaInforme Floripa