O vereador Afrânio Boppré (PSOL) está solicitando aos parlamentares membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) prioridade na tramitação do Projeto de Lei que fala de “Cidade Esponja”.
O conceito tem como objetivo mitigar riscos de enchentes, alagamentos e promover o reuso da água da chuva em Florianópolis.
O intuito do Projeto de Lei de Afrânio é de que o poder público municipal faça a gestão de águas inundáveis, fortaleça a infraestrutura ecológica e o uso de sistemas de drenagem que busque absorver, capturar, armazenar, filtrar e aproveitar a água pluvial. Reduzindo, assim, impactos indesejáveis e a sobrecarga dos sistemas tradicionais de drenagem, garantindo maior autossuficiência hídrica e melhorando a qualidade da água disponível.
Pavimentos de revestimentos permeáveis e/ou de estrutura porosa, teto-verde, jardins de chuva, valas de infiltração e bueiros ecológicos são algumas das alternativas previstas no conceito de “Cidade Esponja”, que já foi adotado com sucesso em 16 cidades da China, além de Berlim, Copenhague e Nova Iorque.