A homenagem foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, exatamente um ano após o falecimento de Gabriel Meurer, o Gabrielzinho. A iniciativa partiu da Mesa Diretora da Casa e eterniza na estrutura da Câmara o legado de um parlamentar que fez da própria história de vida sua principal bandeira: lutar por direitos, inclusão e respeito.
Gabrielzinho morreu no dia 1º de julho de 2024, aos 39 anos. Natural de Florianópolis, convivia desde cedo com a hipocondroplasia, uma forma de nanismo que afeta o crescimento da cartilagem. Ele costumava dizer que essa foi sua “primeira luta”. Apesar das limitações físicas, fez da superação uma marca da sua trajetória.
Foi diretor do Procon de Florianópolis e conquistou duas vezes uma cadeira na Câmara de Vereadores, sendo eleito em 2016 e reeleito em 2020. No último pleito, foi o terceiro mais votado da Casa, como reflexo do reconhecimento popular pelo trabalho em defesa das pessoas com deficiência, da acessibilidade e da transparência no serviço público.
A nova denominação da sede do Legislativo é uma forma de manter viva a memória de Gabrielzinho, “o Gigante”, como ficou conhecido, e de reforçar o compromisso da Câmara com a inclusão e o respeito à diversidade.
Serviço
O quê: Cerimônia marca descerramento de placa em homenagem a Gabrielzinho
Quando: 04 de agosto (segunda-feira), às 15h30
Onde: Hall de entrada do Plenário Câmara Municipal de Florianópolis – Rua Anita Garibaldi, 35 – Centro
Protocolos desta Publicação: Criado em: 29/07/2025 15:15:10 por: Camila Costa da Cunha – Alterado em: 29/07/2025 15:15:10 por: Camila Costa da Cunha