Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Floripa
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe FloripaInforme Floripa
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara

Camasão recebe representante do Ministério dos Direitos Humanos para discutir violência contra pessoas em situação de rua

19 de maio de 2025
Compartilhar

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania está descontente com o trato dado à população em situação de rua de Florianópolis. O vereador Leonel Camasão (PSOL) recebeu nesta quinta-feira (15), em seu gabinete, o coordenador-geral do Ciamp-Rua (Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua), Anderson Lopes Miranda. Eles discutiram os casos de violência policial contra sem-tetos.

Na noite do último dia 12, um agente da Polícia Militar agrediu um homem que se abrigava da chuva na marquise do prédio da Previdência Social, no Centro. O oficial ateou fogo em pedaço de papelão e queimou a vítima, que agonizava no chão após receber golpes de cassetete.

O caso repercutiu no país e trouxe à tona episódios anteriores. Outra gravação mostra um policial agredindo uma mulher em situação de rua no Terminal Cidade de Florianópolis, também no Centro. Ao tomar conhecimento, o funcionário do órgão ligado ao Governo Federal oficiou o governador Jorginho Mello (PL), o secretário de estado de Segurança Pública, Flávio Graff, a procuradora-geral do estado, Vanessa Cavallazzi, o defensor público-geral, Ronaldo Francisco, e o comandante-geral da Polícia Militar, Emerson Fernandes. No texto enviado, Miranda condenou a abordagem policial.

Além disso, o Ciamp-Rua divulgou nota pública. “Manifestamos repúdio aos atos de violência e tortura praticados em desfavor de pessoas em situação de rua na cidade de Florianópolis por parte da Polícia Militar, ao que solicitamos providência com máxima urgência”, diz o texto assinado em 13 de maio.

A Camasão, Miranda comprometeu-se a tomar medidas, podendo levar as ocorrências ao STF (Supremo Tribunal Federal). “Desde que Bruno Souza assumiu como secretário municipal de Assistência Social, a violência contra pessoas em situação de rua explodiu”, diz o parlamentar. “É bom saber que o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania está ciente do caso e tomará providências. Espero que Jorginho Mello e a Prefeitura se manifestem. Souza precisa ser afastado do cargo já”, conclui Camasão.

Assuntos Câmara
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Câmara

Drenagem é concluída na Rua Irmã Bonavita, em Florianópolis, após anos de alagamentos

29 de julho de 2025
Câmara

AVISO DE PAUTA: Cerimônia marca descerramento de placa em homenagem a Gabrielzinho

29 de julho de 2025
Câmara

Carla Ayres cobra investigação na Secretaria de Assistência Social de Florianópolis

28 de julho de 2025
Câmara

Vereador Pastor Giliard, protocola projeto de lei para Impedir presença de crianças na marcha da maconha

23 de julho de 2025
Câmara

Vereador Pastor Giliard Prestigia Lançamento de Livro e Reafirma Compromisso com a Cultura

22 de julho de 2025
Câmara

Enquanto muitos silenciam, vereador Pastor Giliard denuncia o submundo da internet em defesa das crianças.

18 de julho de 2025
Informe FloripaInforme Floripa