Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Floripa
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe FloripaInforme Floripa
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara

Torcedor de 104 anos, participa de Sessão na Câmara em Homenagem ao Figueirense

26 de junho de 2025
Compartilhar

A Câmara Municipal realizou, nesta quinta-feira (26), uma sessão comemorativa em celebração aos 104 anos do Figueirense Futebol Clube. Fundado em 12 de junho de 1921, o clube surgiu do sonho do jovem Jorge Albino Ramos e de um grupo de amigos apaixonados por futebol e remo, que se reuniam sob a figueira da Praça XV de Novembro, no centro da capital.

Na época, diante do enfraquecimento do futebol na cidade, o grupo decidiu criar uma nova agremiação para representar Florianópolis. Com o apoio de figuras como João dos Passos Xavier, primeiro presidente, e mais de 20 fundadores, o clube foi oficializado em uma reunião na casa de Ulisses Tolentino. Nascia ali uma das principais forças do futebol catarinense.

A vereadora Ingrid Sataré Mawé (PSOL), propositora da sessão, destacou o papel social do clube. “O Figueirense aglutina diversos significados. É o time do povo, carregado de história e tradição. Ser figueirense, seja como torcedor, dirigente ou jogador, é ter pertencimento. Todo ser humano precisa disso, e o clube representa exatamente essa

identidade para a população catarinense”, afirmou a parlamentar, ressaltando a importância do reconhecimento oficial.

Rafael Franzoni, presidente executivo do Figueirense, destacou a importância da homenagem para o clube. “Receber esse reconhecimento da Câmara Municipal nos enche de orgulho e reforça nossa missão de manter viva essa história de mais de um século. O Figueirense não é apenas um time, é um símbolo de resistência e amor pela cidade. Estamos trabalhando diariamente para honrar esse legado e construir um futuro à altura de nossa tradição”, afirmou Franzoni.

Um dos momentos mais marcantes foi a participação de Ênio Schlemper, torcedor mais antigo do clube. Com 103 anos, em entrevista, ele contou que acompanha o Figueirense desde a infância e destacou sua ligação afetiva com o time. “Lembro das primeiras partidas, da rivalidade com o Avaí, dos títulos e das dificuldades. O Figueira é parte da minha família. Até hoje, quando o time joga, minha casa vira um alvoroço!”, disse, emocionado. Schlemper completará 104 anos em dois meses, mesma idade do clube. 

O vereador Gemada (PL), torcedor assíduo, ressaltou a trajetória do clube. “O Figueirense só trouxe contribuições em seus 104 anos. São muitas histórias boas e importantes projetos sociais. O clube leva o nome de Florianópolis por todo o Brasil. Como alvinegro, vejo que estamos numa fase difícil, mas é passageira. Tenho certeza que o Figueirense vai superar este momento, como já fez tantas vezes em sua história”, declarou.

A homenagem reforçou o compromisso de valorizar o esporte como patrimônio imaterial da cidade. Com raízes profundas na capital, o Figueirense segue, após mais de um século, como símbolo de paixão e perseverança.

Assuntos Câmara
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Câmara

Drenagem é concluída na Rua Irmã Bonavita, em Florianópolis, após anos de alagamentos

29 de julho de 2025
Câmara

AVISO DE PAUTA: Cerimônia marca descerramento de placa em homenagem a Gabrielzinho

29 de julho de 2025
Câmara

Carla Ayres cobra investigação na Secretaria de Assistência Social de Florianópolis

28 de julho de 2025
Câmara

Vereador Pastor Giliard, protocola projeto de lei para Impedir presença de crianças na marcha da maconha

23 de julho de 2025
Câmara

Vereador Pastor Giliard Prestigia Lançamento de Livro e Reafirma Compromisso com a Cultura

22 de julho de 2025
Câmara

Enquanto muitos silenciam, vereador Pastor Giliard denuncia o submundo da internet em defesa das crianças.

18 de julho de 2025
Informe FloripaInforme Floripa